BLOGUIABERTO

Regista tudo aquilo que nos deixa de boca aberta...

janeiro 18, 2006
A boa morte.


Para um Estado dos EUA, o Oregon, foi aprovada, sob os protestos do acérrimo defensor dos Direitos Humanos, George Bush, uma lei que permite a eutanásia. Por espantoso que possa parecer o país da liberdade admite, em alguns Estados, a pena de morte mas aprovar esta lei, não foi fácil.
Pesquisei e eutanásia significa "procedimento que antecipa a morte de um doente incurável, para lhe evitar o prolongamento do sofrimento e da dor"; "morte sem dor"; "morte em estado de graça"; "morte com dignidade".
Sob certas condições, esta nova lei norte americana permite uma morte medicamente assistida a doentes terminais, cuja esperança de vida não ascenda a seis meses, tratando-se mais de um suicídio assistido já que apenas os doentes em posse das suas faculdades mentais podem ver aplicado este desejo.
Concordo porque defendo a liberdade de escolha individual.
Concordo porque usamos a guerra como mecanismo de imposição de interesses, porque todos os dias assistimos a atrocidades contra seres humanos cometidas pela própria espécie. Concordo porque a fome é uma constante em certas zonas do globo mas o chamado mundo ocidental vive numa sociedade de consumo e desperdício e nada faz para redistribuir riqueza, ou bens essenciais.
Percebe-se que para os médicos a ética e a moral se sobreponham a qualquer decisão que implique tirar a vida, contrariando a sua tarefa primordial, mas também se devem sobrepor quando falamos de proporcionar a quem sofre uma "boa morte".

1Boquiabertos:
At <$BlogCommentDateTime$>, <$boquiaberto$> said...

<$BlogCommentBody$>

<$BlogCommentDeleteIcon$>

Enviar um comentário

<< Home