Numa entrevista a um jornalista do El País, a propósito do seu novo livro, José Saramago, respondendo à pergunta se não se considera um homem optimista:"Como ser optimista quando se lê o jornal? O mundo é o lugar do inferno. (...) Não sou um pessimista, sou um optimista bem informado." Aqui há uns tempos Saramago havia declarado algo parecido com considerar-se um "optimista com reservas". Concordei na altura e concordo agora: viver na ilusão que o mundo é cor-de-rosa, alhearmo-nos da realidade, é fecharmo-nos numa carapaça de um autismo impenetrável mas achar que tudo o que nos rodeia é nefasto e negativo, corroi-nos lentamente.Quero acreditar que o mundo é, simultaneamente, o lugar em que o inferno e o paraíso coabitam ... Esta foto foi tirada pela minha amiga Joana, numa escalada ao monte Ramelau, o ponto mais alto de Timor-Leste.
posted by abelha maia @ 8/21/2006 11:33:00 da manhã
2 Abriram a boca
Numa entrevista a um jornalista do El País, a propósito do seu novo livro, José Saramago, respondendo à pergunta se não se considera um homem optimista:
"Como ser optimista quando se lê o jornal? O mundo é o lugar do inferno. (...) Não sou um pessimista, sou um optimista bem informado."
Aqui há uns tempos Saramago havia declarado algo parecido com considerar-se um "optimista com reservas". Concordei na altura e concordo agora: viver na ilusão que o mundo é cor-de-rosa, alhearmo-nos da realidade, é fecharmo-nos numa carapaça de um autismo impenetrável mas achar que tudo o que nos rodeia é nefasto e negativo, corroi-nos lentamente.
Quero acreditar que o mundo é, simultaneamente, o lugar em que o inferno e o paraíso coabitam ...
Esta foto foi tirada pela minha amiga Joana, numa escalada ao monte Ramelau, o ponto mais alto de Timor-Leste.