BLOGUIABERTO

Regista tudo aquilo que nos deixa de boca aberta...

novembro 28, 2005
"Aqui tudo é leve, leve..." Parte I

Quem visita esta terra tem a exacta noção do significado atribuido à expressão "aqui o tempo parou".

Na descida para o aeroporto de São Tomé, ou melhor para a pista de aterragem sãotomense, a paisagem é deslumbrantemente verde, contrastando com o azul do mar, e com o solo inesperadamente acidentado desta ilha.
Nesta terra ainda todos param para ver um avião a chegar e acenam entusiasmados.
À saída do avião somos abafados por um ar quente, são 7h00, estão 29º!!!!!!!
Hummmmm...

novembro 11, 2005
Mala de Viagem.

Apesar de ser o preparativo de férias e sinónimo de descontracção, fazer a mala não é uma tarefa nada simples.
Aliás, numa qualquer altura da nossa vida, acho que deveríamos todos especializar-nos em fazedores de malas, porque é preciso técnica!!!
Pode parecer exagero mas quem tem a tendência de tentar enfiar um roupeiro de três portas, e as respectivas gavetas, dentro de um objecto de capacidade bastante inferior, concerteza compreenderá.
Além disso corre-se o risco de esquecer sempre qualquer coisa importante entre os milhares de tralhas que se carregam, como um biquini azul por exemplo. Sim, o termo é mesmo carregar, porque depois se conclui que metade era mesmo desnecessário levar!
Depois desta conclusão, estou em terapia porque percebi que carregar tanta tralha é sinal de uma dependência material criticável logo, sintoma de um qualquer desiquilíbrio comportamental.
De qualquer maneira é sinal de FÉRIAS!!!!

novembro 09, 2005
Marquês de Fátima


Não contentes com as romarias ao santuário, o comércio de velas multiformatos e multicores, santinhos em forma de medalhas, bibelots, corações, canecas, fios, pulseiras ou qualquer outra forma que a fé permita e os comerciantes (desculpem os crentes) decidam, o Congresso da Nova Evangelização, decidiu presentear o nosso marquês com este belíssimo cartaz.
Ficam a faltar as velas mas acho que Carmona vai estar atento e não vai desperdiçar uma santíssima oportunidade de engrossar os cofres autárquicos!!

novembro 07, 2005
A Rainha da Pop


Incontornável, quer se adore ou se odeie!
Está em forma, fisica e musicalmente!!

novembro 04, 2005
Já cheira!



Gosto muito de cheiros!
Funcionam como despertadores sensoriais que conseguem levar-me a recordar certos sítios, pessoas ou estados de espírito e, por isso, quase a reviver as mesmas sensações...
Estranho, disse-me uma amiga, como funciona isso?
Não sei, respondi-lhe, é natural, é como lembrar-me das praias da costa alentejana através do cheiro de uma qualquer planta que habita nessa zona (que ainda não descobri qual é) e, por coincidência, ao encontrar o seu cheiro num outro sítio, a primeira imagem que me vem à cabeça é a do mar revolto e transparente e do vento que nos trespassa nas falésias.
É, por exemplo, sair de casa e sentir um cheiro que me faz recuar à infância, aos cheiros mágicos da cozinha da minha avó e rever as horas que passei com ela a inventar cozinhados.
Outras vezes, é o cheiro de um caderno novo que me transporta para a escola primária, com os bolsos do blusão cheios de rebuçados Bolas de Neve, misturados com estalinhos de Carnaval (que quase sempre rebentavam no bolso).
É o cheiro da praia, dos bebés, do interior dos carros velhos, de um armário antigo, do campo, das noites quentes de Verão, o perfume de alguém...
Hoje, pela primeira vez este ano, cheira a Outono!!! É um cheiro seco e frutado, misturado com o cheiro a madeira dos ramos caídos das arvores...e que me lembra sempre Lisboa, cheia de luz e fumo de castanhas.

novembro 03, 2005
O Talento.


Muitas vezes me questiono se o talento é algo inato ou se, pelo contrário, poderemos aprender a ser génios, treinando incessantemente até alcançarmos um inquestionável sucesso.
Consegue cada um de nós, esforçando-se, ser um Salvador Dali?
Quantos rascunhos escreveu Oscar Wilde antes de terminar o Retrato?
Quantas equações resolveu o Einstein para descobrir a relatividade?
Falamos de Homens realmente talentosos que num rasgo de imaginação alcançaram a imortalidade ou, pelo contrário, serão todos eles comuns mortais que se ultrapassaram a si mesmos para conseguir deixar marcas da sua existência?
Todos nós poderemos ser potenciais génios superando os nossos próprios limites ou essa condição é reservada a quem num acto tão natural como respirar deixa o mundo boquiaberto...

novembro 02, 2005
Olhó sete!!!!


Terceira Vaga????
Eh pá vagas importantes conheço a 7ª, aquela pela qual todos os surfistas esperam, porque é a melhor, é o pico! "Olhó sete !!!!! " Esta sei eu que é muito importante!!!
É também na 7ª onda que lançamos as pulseiras do senhor do Bonfim quando se partem, por isso não há mesmo como não a conhecer.
Agora, dizem-me que a Terceira Vaga é que é! Terceira Vaga... por mais que reme não chego lá.
E os tsunamis???? Também são famosos! Bem, mas essas acho que não têm numeração, nunca sobra muito tempo para contá-as!
Eh pá Terceira Vaga...continuo um bocado à deriva.